quarta-feira, 5 de junho de 2013

"Tu vens, tu vens...eu já escuto os teus sinais"


E assim, embaladinhos por Alceu, chegamos à 27ª semana. Venho ouvindo “Anunciação” como se não houvesse amanhã pra marcar essa passagem. Sim, passagem. Porque hoje não é só mais uma semana. É a primeira semana do último trimestre da gravidez. De acordo com a DPP dada pelas ultrassonografias, mais 13 semanas e tem cara nova no pedaço. Mas querem saber? To beeeeeeeeeeeem tranquila. Mentira. To quase. Até quando dura isso? Vamos acompanhar.

Olha quem está crescendo agora

Segundo trimestre, saudades já. Tinha lido umas coisas sobre o quão amor era essa fase. Um disposiçããão, um brilho na caraaa, um cabeeeelo maravilhoooso. Mas gente, sério, não existe a mínima comparação entre primeiro e segundo trimestres no meu caso. Pensem num bom humor! Ok, não o tempo todo. Não todo dia. Porém estive muito mais bem disposta. Chorar, chorei. Um bocado. Rios. Chorei de rir, de raiva, de ofendida e de abestada lendo um texto ou vendo um video. Essa do chororô acho que não passa tão cedo. Meu cabelo desatou a crescer e todos os outros pelos do meu corpo também. E desataram a crescer logo numa altura em que minha autosuficiência para depilação encontra-se comprometida por motivo de: tem uma barriga no meio do caminho. Às cegas, tenho conseguido manter a coisa bem far away do Madonna style.

Roupas que não cabem, pés crescidos e inchados
e uma nova bateria de exames
Ai, a barriga. A barriga cresce 10 centímetros todo dia, tenho certeza. Que outro fato pode explicar que as roupas servem numa semana e na outra não? Tenho mais é que parar com essa minha teimosia taurina de achar que tudo ainda pode me servir. Nessa onda, já fiquei entalada em n vestidos. Tão vendo que patética a cena? Uma grande bolinha de carne no formato peito-barriga-perna com os bracinhos pra cima, tentando se livrar a todo custo de meio metro de pano? Aí que essa barriga também resolveu me sufocar durante a noite e eu acordo com meu próprio ronco. Aí que ela andou (e anda) comprimindo meu estômago e eu disse “nice to meet you” pra quem? Isso mesmo, A AZIA! Pense numa desgraceira que é isso! Já tinha me sentindo muito baranga, mas com azia tava bem pra dragão mesmo, quase cuspindo fogo em tudo. Descobri que o bom e velho chicletinho ajuda porque aumenta a salivação. Chicletinho atrás de chicletinho e o resultado foi? Mais gases, exatamente. A coisa toda se resolveu com água com gás e uma melhorazinha na alimentação também. Estou aqui incólume, há duas semanas, sem querer vomitar ácido na cara de ninguém.


Ai, a barriga. A barriga e o ser que a habita. Não sei se já tinha comentado, mas esse bebê mexe MUITO. Dia e noite enlouquecido pelo ritmo Ragatanga. Mexe, até eu contar pra alguém que mexe. As pessoas ficam todas esperançosas, colocando a mão pra sentir e a criaturinha neeeeeeeeem confiança. Já cheguei a passar muitas horas com amigos ou gente da família mesmo e rolava só um chutinho maroto no estilo “to aqui, geit!”. Pessoas excitadas “TÁ TE A MEXER?” “Parou :/”. É só eu me despedir de todo mundo, entrar no carro pra vir embora, que ele começa a dar altas piruetas e cutucadas na minha costela. Trollagem nível aaaaah lelek lek lek com a mãe. Mas agora, o bichinho começou a bater altos papos com o pai também. O José deita no meu colo e eles iniciam uma conversação toda trabalhada no código, que inclui além dos já esperados “Alô, bebê?”, um cutuque de um lado da barriga pra uma resposta imediatamente do lado oposto. Nessa parte eu também choro, aliás.


No mais, eu ganhei uma nova curvatura na coluna, aumentei em dois números o sutiã e um no pé, roupas tamanho G são presença garantida no meu armário, voltei a usar as lentes de contato porque os olhos milagrosamente aceitaram, não tenho diabetes gestacional, segundo a bateria mucho lhouca de exames do segundo trimestre (ieeeeeeeeeeeeeeeeeei!), mas tenho uma anemia leve (fuén!). De acordo com a médica, essa é uma situação até normal nessa fase. O sangue fica mais ~~diluído~~. Muito verde, muito feijão e o complemento de ferro em dose dobrada. Espero agora a convocação para participar do ~~curso de parentalidade~~ (imaginem o amor que isso vai ser)e a famosa ecografia do terceiro trimestre, que é já pra semana (cruzem os dedos pro bebê descruzar as pernas e confirmar se é mesmo Malu ou se vai ser Tomé. Não que faça diferença pra gente, mas as avós nem dormem mais de tanta ansiedade). Enquanto isso, preparo as coisas pra entrar de férias prolongadas do mestrado, toco o chá de bebê online, desenho mentalmente o offline e vez ou outra dou um confere nas coisinhas do embutidinho que, por enquanto, ainda cabem numa malinha. Será que virá numa manhã de domingo?

10 comentários:

  1. Aaaaah, como é bom o terceiro trimestre. Tirando a azia!!! Faltei morrer de azia, mermãzinha.
    E o médico deu uma dica que funciona...come um pouquinho de leite em pó que a queimação passa. Eu que já amo leite em pó comia muitos pouquinhos a noite toda, e nas últimas semanas dormia meio sentada, porque a Sabrina parecia que queria sair era pela boca, de tanta força que fazia nas minhas costelas,rsrsrs. Aqueles travesseiros que são um triângulo são bons amigos quando a gente não consegue deitar. bjs

    ResponderEliminar
  2. Eita, leite em pó? Adoroooo! Da próxima vez, já sei porque os chicletes não deram muito certo. hahahahaha
    E se ja to me sufocando assim agora, imagina mais pra frente. Acho que logo logo to chorando por um travesseiro triangular.
    Valeu pelas dicas, Natacha! Beijoo!

    ResponderEliminar
  3. Oi, Romana! Vim retribuir a visita lá no blog e já tô seguindo! Quero acompanhar tudo sobre a Malu, ou será o Tomé? Estarei sempre aqui.
    Já sei que mora em Portugal, mas é de onde no Brasil? Fiquei curiosa. :)
    Bjo.

    ResponderEliminar
  4. Oi Nanaaaa! Que amor! Seja muito benvinda. :)
    Sou de Teresina - PI, por isso o desejo enlouquecido por cuscuz. hahahaha

    Beijoooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia que tava rolando um identificação! Morei dois anos lá. Adoro aquele povo! Saudades do B-R-O-bró (só q não. Hahaha)
      Beijo!

      Eliminar
    2. Meninaaaa, mentiraaaa! Que lindeza!
      ô mundo réi pequeno!
      Também to morrendo de saudade dos 40ºC deixando a pele da gente com cheiro queimado. Só que de jeito nenhum! HAHAHA

      Beijoo!

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Oi linda parabens seu blog e nota 1000.beijos vindos de angola

    ResponderEliminar
  7. Oi lindona! Que sucesso! Chegamos à Angola! Hahahaha
    Muito obrigada pelo carinho e pela visita. Saudade!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar