terça-feira, 7 de maio de 2013

Medinho besta


Começo declarando que to bem, to lúcida. Já tomei meu ferro plus ácido fólico e mais o remédio do enjoo. Isso na verdade é uma nota pra que eu mesmo me lembre o que fiz e não vá tomar tudo de novo. Obrigada. De nada.

Esses dias tipo hoje enquanto eu estava procrastinando ao invés de ajeitar meu projeto do mestrado, li um post no Só Até Amanhã de Manhã e lembrei que tinha esse assunto mentalmente arquivado pra tratar por aqui qualquer dia. Sabem aquele ditado, quem tem c*, tem medo? Pois. Quem tem filho, tem medo. Quem engravida, tem medo. O baile todo tem medo, na verdade. Medo por medo, eu sempre tive. De galinha e de ser sozinha, inclusive, mas nos últimos meses adicionei mais alguns na conta, dado o meu estado gravídico (Adoro essa palavra. Superem).

Calma, eu sei que dá medo, mas não precisa gritar.
O bebê tá bem!
Da data que recebi o teste até minha primeira consulta  na maternidade tive que esperar quase um mês. Porque aqui é assim, o médico do centro de saúde te encaminha pra maternidade, depois a maternidade te marca a consulta e manda uma ~~cartinha~~ pra te avisar. Até o raio dessa cartinha chegar, eu já tinha morrido e ido pro purgatório umas 57 vezes de tanta ansiedade. Um mês sem saber se eu tava me alimentando corretamente, um mês me apalpando em busca de um sinal dinivoespiritual de que ainda tinha alguma vida ali, um mês lendo sobre casos bizarros de aborto espontâneo no Google porque obviamente autoterrorismo era a melhor opção. Tinha cá dentro de mim um pavor do médico me examinar e cadê bebê? Por isso, eu e José tentamos ao máximo guardar a notícia pra depois não ter que desdizer tudo de novo. Tentamos sem sucesso porque minha mãe é minha mãe e meu pai colocou logo foi no Facebook já que, como ele mesmo disse, ele não é baú.

Consulta feita. Bebê okzíssimo, muito vivo e se mexendo, o medinho de não estar grávida pensando que estava foi-se.  Foi-se e vieram uns outros mil. Mas eu comi carne mal passada naquele dia, será que fez mal pra ele? Ai Gzuz, bebi vinho! E o meu prolapso da válvula mitral? E a minha polidactlia? E a minha asma? E a minha enxaqueca? Será que ele vai ter isso tudo? Conhecemos um total de zero amigos com criança, COM QUEM ELE VAI BRINCAR? :O Com o medo, aquela velha culpa, né? Se der algo errado, foi certamente por causa daquele dia que tomei dois comprimidos do enjoo no lugar do ácido fólico.

E eu to falando aqui de medos mais genéricos. Os do parto eu já superei apesar das histórias de terror que insistem em me contar. Santa paciência com vocês que curtem um terrorismo às grávidas. Já foi tanta coisa com fórceps, anestesia, cabeça presa, prematuridade e episiotomia que olhan, to escaldada. Vou pular esse capítulo pra já.

Agora que o embutidinho mexe bastante e que isso me dá segurança pra saber que tá tudo bem no planeta ventre, posso me ocupar de outros medinhos. Tipo rezar pra não cair no banheiro. To ali, to me segurando, to me mexendo bem devagar e com cuidado, mas o pavor, ele não tem limites. Não sei de onde eu tirei essa pânico (não me contaram nenhuma história sobre isso, aliás), mas tá puxado. Toda vez que acabo o processo e consigo chegar à toalha ilesa, um coro de aleluia ressoa na minha cabeça. Quedas no geral agora passaram a me aterrorizar. Isso e o resfriado que eu apanhei de ontem pra hoje que já tive certeza que é gripe A. To contando aqui só pra desabafar. Não digam pro José que eu to pensando isso. Claro que já fiz aqui a minha autoflagelação por não ter ido tomar a vacina. Medo e culpa de mãozinhas dadas...olha lá...

Numa das últimas consultas com a obstetra, transferi pra ela todo o meu medo em não conseguir amamentar. Tive lá uns bons 10 minutos de chorume, perguntando o que eu podia fazer, se meu peito era ok, se ia caber o leite todo e blá blá blá. “A Romana tem que relaxar, beber muito líquido, continuar ingerindo cálcio e não ficar se martirizando com isso agora”. Ok, doutora, vou deixar essa preocupação pra mais tarde.

Essa, pelo visto, é uma espiral do medinho besta que não acaba e nem fica pouca. Medo vai, medo vem, a gente fica, a barriga cresce e, no final, entre mortos e feridos, salvaram-se todos, não é? Continuo me segurando firme na hora do banho, to confiante que vou amamentar satisfatoriamente e o resfriado tá melhorando. To consciente que não é H1N1. Só não me apareçam é aqui com uma galinha viva que me dá palpitação e não faz bem criança. 

4 comentários:

  1. A pergunta que não quer calar é: por que eu ainda não havia lido esse texto?
    Me senti muito da chique, tendo meu puxadinho sendo citado logo nas primiras linhas, hasuhasuausa
    mas a resposta é verdadeira: gravidez deixa a gente LERDA!!! Fato consumado pra mim! haha

    Enfim!
    É muito medo que a gente tem mesmo né?!
    Eu fiz o ultrassom achando que estava de 6 semanas, e descobri que estava de 4 (até contei lá no blog). Agora não quero fazer outro, tô com medo de descobrir alguma coisa diferente de novo, ahhahah ó céus, tá difícil essa vida :P

    Mas a gente vai aprendendo a lidar!! :))

    Beijo, querida!!
    Boa semana pra nós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lerda no amplo sentido da palavra! Nos primeiros meses é só mentalmente lerda (e isso dura até o fim), quando a barriga começa a pesar, fica-se logo toda lerda. Muito amor! <3
      É muito medinho besta, mas dá pelo menos pra se divertir e achar graça porque no final dá tudo certo. :D

      Beijão pra ti e pra bolota!
      Excelente semana!

      Eliminar
  2. fui ler esse texto só agora, séculos depois, mas serviu como uma luva. morro de medinhos bestas.... o mais fantastico do texto foi ver que vc tinha medo de não estar realmente gravida antes do 1 ultrassom. eu também tinha haha, tinha medo que o teste positivo era um erro, que o medico ia colocar o ultrassom la e nao ter nada. haha. dai superado esse medo, vem mil outros igual vc disse. agora to na neura da morfologica, falta umas semanas pra eu fazer e to surtando com medinho que ele esteja abaixo do peso... (sem motivos pois na outra ultra o peso tava ok ) hahaha e medo do parto então? morro. haha. mas amei o texto!!

    ResponderEliminar
  3. E eu que li so agora. Amei. Seu Baby ja está grandinho com certeza ♡

    ResponderEliminar