terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A polêmica do sono com/pós-bebê

Você, amiga grávida, provavelmente ouviu e ouvirá centenas de vezes a ladainha "Olha, aproveita pra dormir agora porque depois que o bebê nascer vai ser difícil!". Ai, o sadismo da sociedade...Gente, parem com essa. Apenas parem. Primeiro que a grávida não precisa que vocês aconselhem-na a dormir porque ela vai dormir. Ah, vai. Vai dormir em qualquer canto que der para se encostar minimamente. E segundo que nem todo sono do mundo dormido antes do bebê vai aplacar o sono que vier depois. É estúpido e particularmente enche o saco. Quer falar uma coisa útil para a gestante? "Que o seu bebê venha cheio de saúde". Problema resolvido.

Mas vamos pegar aqui esse assunto do sono e esmiuçar. Vamos entrar a fundo na coisa porque rende.

Quando seu lindo bebezico chega em casa, é um enternecimento sem fim. Uma excitação pelo começo da nova vida, um arroubo de felicidade pela nova família que se forma. Ele é lindo, um amor. Chora baixinho, faz uns barulhinhos. É aquilo que meu avô chamaria de "come-e-dorme". Então, em alguns dias, algo acontece. O toquinho de gente se recusa a dormir à noite. Dá lá seus cochilinhos que variam entre 10 e 30 minutos. Você põe pra arrotar e ele desperta. Começa então o show da madrugada. Aqui em casa foi bem assim. Como cada bebê é um bebê, existem aqueles que vieram de fábrica com um padrão de sono todo ajustado. Não quero papo com os pais destas criaturinhas. Dirijo-me apenas aos companheiros que sabem o que são umas várias noites mal dormidas. Quero distribuir a vocês o meu afeto insone. "Vai passar".

A Malu, lá pelos seus 15 dias, entrou em crise com a noite. Durante o dia, dormia que nem um urso hibernando. À noite...tsc tsc...Eram 2 horas de embalo para cada 10 minutos ou 1 hora de peito para 5 minutos de sono profundo. O pai indo trabalhar na manhã seguinte todo desconjuntado, a mãe com uma cara zombie o dia inteiro e a cadela achando que tudo era festa por ter gente andando pela casa na madrugada. A situação caótica durou quase um mês. Todo dia o José chegava do trabalho com uma estória diferente: "A senhora do café disse que a filha dele foi assim até os 5 meses. 5 MESES!" ou "O motorista do despachante disse que o filho dele era igual e logo passou". Não sei bem como, quando ou por que, mas um dia, ela dormiu 5 horas seguidas. DO NADA. Imaginem um alguém que não dormia há muito acordando no susto e se sentindo estranhamente descansada. 

- Que foi, amor?
- São 4h30! Ela tá dormindo! 4h30 e ela tá dormindo!
- Deixa! Apaga esse celular! Dorme!



Demorei umas noites para me acostumar. Acordava pra checar a respiração. Ficava na dúvida se ela precisava comer, se devia lhe trocar a fralda. Pra mim, continuou sendo conturbado porque eu dormia esperando que ela acordasse, o que era quase a mesma coisa de não dormir. Com o tempo, ficamos ajustadas.

Mas então, Naruna, como isso aconteceu? Não teve mágica, não teve fórmula. Creio eu que foi tudo processo. Os bebês nascem sem saber diferenciar o dia da noite. Na Malu, essa dificuldade era desesperadoramente verificável. Então, fui investindo nos contrastes: janelas abertas de dia, todos os barulhos normais da casa, semi-luzes à noite e um tentativa de ambiente mais silencioso. Depois, adotei a rotina do sono: quarto, banho, pijama e maminha. Durante umas santas noitinhas, ainda rolou um embalamento depois de mamar que demorava hooooras a fio. Também tentei mama + deitar do lado e fazer carinho. Aqui, ela resmungava, chorava, quase dormia e despertava de novo até dormir mesmo. Fui ajustando tudo e então chegamos à rotina final, que vai vigorando. Começa por volta das 20h30 com papai preparando o banho e acaba ali pelas 23h depois de mamar entre 1h30 e 2h, depende do humor dela. Sim, ela dorme mamando , apesar das indicações de ~~especialistas~~ que não devemos fazê-lo porque blábláblá. Creio eu que uma certa maturidade da parte dela também influenciou. As fraldas da noite agora são só de xixi. 

Como uma boa bebê de peito, ela acorda pra mamar. Absolutamente expectável. Como uma boa pessoa pequena, têm noites que dorme melhor, têm noites que dorme melhor. Pode acordar a cada 3 horas, como dormir 8 horas seguidas. Como boa Brito Vieira Lourenço da Silva, ela ronca e "fala dormindo". Normal.

Sono da noite estabilizado. Foram todos felizes para sempre.



Porém não.


Vamos aqui no auge da crise dos 3 meses. Uma mamação sem fim e problemas de sono. De novo e mais uma vez. Mas agora as sonecas diurnas estão atribuladas. A pessoinha luta contra o sono horas a fio, fica mal humorada, chora, não se consegue acalmar. Não quer ficar parada no colo, não quer ser embalada, não quer mais mamar, se contorce toda. Um filminho de terror. 

Estivemos aqui sofrendo uns dias até que (música de suspense) decidi apelar para os poderes do sling. Tenho um de argolas, mas a Malu tem achado desconfortável e, vá lá, 7kg num ombro só é dose. Venho dizendo que vou comprar o tecido pra fazer o wrap, mas até agora nada. Já tinha ouvido falar que é possível fazer um de camisetas velhas, então fui atrás. Estudei, vi os vídeos, tudo direitinho e hoje pus em prática.

Minha gente...MINHA GENTE! M-I-N-H-A G-E-N-T-E! Foi mágico, espetacular, magnífico, sensacionalmente lindo! Ela chorou chorandinho de sono enquanto eu a colocava, ajeitei a cabecinha aqui no meu peito, fui andando pela casa fazendo o bom e velho shhhhh (quem nunca?) e em lindos 2 minutos ela dormiu. Assim, simples: dormiu. 1 horinha de soneca, repetida por mais duas vezes ao longo do dia. Fora que o humor ficou 100% melhor. Estou me sentindo uma vitoriosa, uma mulher de valores. QUERO VER QUEM MANDA NESSA BODEGA DE CRISE AQUI! 



Os links para quem tá naquele dia difícil e precisa de um wrap pra djá: 
http://www.youtube.com/watch?v=AoWd3A-dCak - amarração que eu uso com a Malu

Como estou de bom humor hoje e feeling like simpática, vou deixar umas ~~dicas~~ para quem tá naquele momento difícil com o sono (o próprio e o do bebê):

- A rotina antes de dormir à noite ajuda o pequeno a assimilar e conseguir prever o que está por vir. Ele se sente mais seguro assim.

- A minha rotina será sempre diferente da sua. Lembre que os bebês não são iguais. O que faz um se sentir confortável, como o banho, pode deixar o outro mais ativo e não funcionar tão bem.

- Importante pedir a colaboração dos outros moradores da casa e das visitas no respeito à essa rotina. Quem vier aqui sabe que eu recolho a Malu sempre no mesmo horário, sempre. O José sabe que é hora de baixar o volume da tevê e falar baixo (o que nem sempre acontece quando tem jogo do Porto. Deus nos abençoe...). Até a Meg se enterra no sofá e de lá não sai mais.

- A menos que seu filho esteja com problema de peso e tenha menos de um mês, NÃO O ACORDE PARA COMER. Nunca. Algumas mães não acordam nem antes de um mês, mas eu tinha medo da hipoglicemia. Se o bebê tá saudável e dormindo de boa é porque ele não tem fome. Deixe ele quieto.

- Não tenha medo da cama compartilhada. Esqueci de mencionar isso lá atrás, mas a Malu nunca aceitou a alcofa, então colocamos na nossa cama mesmo, com os devidos cuidados. O bebê deve dormir entre a mãe e a parede (ou uma grade) e não entre a mãe e o pai. O pai, por mais fofo que seja, não tem uma ligação fisiológica com o bebê. Pode rolar pra cima dele ou magoá-lo durante o sono, mesmo sem intenção. 

- Não acredite naquela história de "ai, não dormir durante o dia é bom. Fica cansado e dorme melhor à noite". Isso não funciona com o bebê. Ele acaba por ficar tão cansado que nem consegue adormecer. Procurem "efeito vulcão do sono" no Google e chorem comigo.

- Sieze the day. Aliás, the night. Durmam a noite de hoje sem pensar na de amanhã. Eventualmente, o bebê vai ter noites melhores e noites melhores. Vai dar um dia mais trabalho pra dormir, outro menos. Pode dormir a noite inteira com 2 meses e depois acordar a cada duas horas aos 11. Raramente o padrão de sono é definitivo no primeiro ano de vida.

- Não tem magia e nem método infalível. É tudo processo.


E agora...sabem que horas são? Quase 20h30 aqui. Partiu, rotina!

7 comentários:

  1. Cada pessoa que me disse "dorme agora" se deu mal comigo tb... Minha Zoe é um bebê que nos dá tanta alegria, que segue dando: somente acorda uma vez pela noite. E nunca a despertamos para comer, ela come quando quiser... Ah, Zoe dorme entre nós, em um mini-berço e não há como eu amassa-la ;) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então a Zoe está na categoria dos bebês com o padrão de sono que veio ajustado de fábrica! É uma santa!
      Ponto para o mini-berço. A Malu dormiu entre a gente, na cama mesmo, até eu descobrir. O José é muito cuidadoso, mas chegou a "esbarrar" nela, que dormia que nem o Cristo Redentor, com os braços abertos sobre a Guanabara.

      Beijo nas meninas e em ti!

      Eliminar
  2. Nossa, aqui eu no começo penei com essa coisa de sono.. parece que João não tinha vindo com esse item de fabrica! mas, hoje mesmo tem um post lá no blog.. ROTINA! Rotina é tudo de bom nessa vida, eu sou chata também. Sábado recebi uns amigos para jantar aqui em casa, e não mudei a rotina do João.. eles chegaram eu estava indo dar banho nele, dei, ele mamou e foi dormir, eles mal viram o moleque!

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também penei muito, viu, Cacau? Por isso que sou chata. Preservo a rotina mesmo e isso é bom pra todo mundo! Até ela reclama se passa do horário, fica logo emburrada.
      A gente sofre mas aprende!
      Beijos!

      Eliminar
  3. A-DO-REI !!! Aqui estamos na fase: "dorme tudo que puder agora, porque depois"...aff os palpiteiros. Mas adorei as dicas, o relato, tudo. Maternidade real é o que há! um beijão pras duas lindas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por que essas frases feitas, né? Haja paciência!
      Maternidade real: trabalhamos! Sempre aqui relatando o que passo com o suor do rosto. Hahahahahaha
      Beijos em ti e no baby!

      Eliminar
  4. Gente, ameeeiii esse post! Antonio (2 meses) nao tirou as sonecas dele ontem e à noite conehcemos o Vesúvio temos em casa. Foram duas horas de choro ate ele finalmente dormir. E eu , a tensão em pessoa, acabei nem relaxando com medo de ele acordar com cinco minutos...
    Um coisa q vc falou aih e q eu n tentei foi o wrap sling ! Comprei o tecido , cortei e das duas vezes q tentei uaar ele choramingou e eu tirei... deveria ter insistido!
    Enfim , adorei o texto!
    #partiu ler o blog todo :)
    Bjs
    Larissa

    ResponderEliminar