quarta-feira, 21 de agosto de 2013

38 semanas: vai, com jeito vai


Antes de tudo, um beijo no coração da Mari que, como ela mesma disse, enverga mas não quebra. Muita luz e muita calma nesse recomeço. Estamos contigo! <3 <3

____________

Escrevo este post diretamente das profundezas dos pródromos, entre uma contração de Braxton-Hicks e outra. De 3 semanas pra cá, essas danadinhas ganharam uma força que, se antes eu não as reconhecia, agora já sei na hora do que se trata. Para além da barriga dura parecendo um balão prestes a espocar, o meu corpo dita o ritmo da respiração que ele acha conveniente para o momento. Bizarríssimo, né? Sei que nem adianta, tenho que dar umas inspiradas fortes e esperar passar. Anteontem, como elas estavam muito seguidas, decidi marcar. Duração de 45 segundos a cada 10 minutos, mas depois se perderam no tempo e no espaço da irregularidade.

Se faz de forte montando móveis pra chorar de dor nas costas depois: Deus tá vendo


Hoje, com exatas 38 semanas, tem Lua Cheia e tem uma galera PIRANDO achando que Malu vai dar as caras. No meio desse povo, minha mãe, que não dorme mais desde que eu completei 35 semanas. Tenho até evitado ligar pra ela porque sempre atende o telefone meio chorando achando que sou eu diretamente da maternidade. Aí fica o papo:

- Mamãe, se acalme. Vá dormir. Olhe, eu estou calmíssima. Durmo horrores!
- Ô Naruna, vai dizer que tu não tá nervosa?
- Eu não. Tô ótima.
- Rum. Tá. Mas olha. Tô com o celular aqui do lado, do ladinho mesmo. Qualquer coisa, na hora que estiverem indo pra maternidade, me liguem IMEDIATAMENTE.

No último sábado, tive que ir lá mesmo pra ser monitorada, procedimento normal a partir das 37 semanas. Foi aí que conheci o bendito CTG, cardiotoco ou exame das cintas, para os íntimos. Consiste basicamente em amarrarem duas faixas na barriga, uma que mede os batimentos do bebê e a outra que verifica as contrações. Nisso, a enfermeira te dá um botãozinho pra você apertar sempre que o embutidinho mexer. Agora imaginem uma sala à meia luz com 4 grávidas amarradinhas do lado de umas máquinas estranhíssimas, 4 coraçõezitos batendo loucamente porque sim, aquilo era mesmo alto. Sei que dava pra ouvir também quando se apertava no botão e, de repente, aquilo parecia uma competição: que bebê mexe mais. Tinha uma mulher lá que era “ploc ploc” direto! A Malu, obviamente, me trollou e mexeu timidamente, como ela sempre faz em público. O certo é que depois do “videogame”, teve consulta e o que? O toque, exatamente. A médica foi gentil, perguntou se podia fazer. E eu: Faça, faça que eu quero saber a quantas anda esse colo. Resultado: 1cm de dilatação e colo afinando. “Muito bem. Seu colo já está preparadinho para o parto”. Claro que na atual conjuntura, podemos passar semaaaaanas com esse 1cm, mas fiquei saltitantezinha com a notícia que estamos indo no caminho certo.

Exame do cotonete, quem já ouviu falar? Nesse, coleta-se uma amostra do muco vaginal (com o cotonete, por isso o nome) para identificar a presença de uma bactéria marota chamada estreptococo B. É comum tê-la por ali na flora e ela não nos prejudica, mas pode causar infecções ao bebê. Por isso, aqui fazem a análise por volta das 35 semanas. Se o resultado der positivo, implica uma ida mais apressadinha pra maternidade, logo nos primeiros sinais de TP, para que se faça a medicação específica. Falaram sobre isso no curso e eu já tava #chatiada achando que tinha a tal bactéria. Qual não foi a minha surpresa ao saber que sou estreptococos free. AMÉM! Posso manter o meu plano de  ficar em casa o maior tempo possível no dia que a coisa engrenar.

Mala e sacola: semi ok
A minha preguiça...tive que dar um take it easy nela pra poder viver. Viver, leia-se, arrumar o que tava faltando. Finalmente cedi à pressão social e arrumei a famigerada ~~mala~~. A dela. A minha sacolinha está estrategicamente desmontada. Uma atividade pra me entreter quando as contrações de verdade derem as caras. Só fechei a da Malu logo porque envolvia uns apetrechos mais cheios de particularidades. Não me imagino contando contrações e procurando a roupa interior tamanho zero do fatinho verde esperança. Era demais.



Aos poucos, o cantinho dela vai ganhando uma cara. Habemus cômoda! Móvel de adulto, aliás, porque primeiro, os móveis de bebês são caríssimos e segundo, são pequenos. Quanto mais coisa couber em um móvel só, pra gente tá ótimo. Aproveitamento do espaço: trabalhamos. Daí que a cômoda tinha uma cara muito séria e eu já tinha decidido dar uma customizada. Programei comprar uns retalhos de tecido e não sei o que e mais aquilo e coiso. Nada. Junto com o móvel, compramos uma cortina nova pra sala. A bicha ficou grande. Sobrava ali mais de meio metro em cada lado. Cortei, fiz a bainha (mãe! Olha eu aqui cheia de habilidades manuais!) e ganhei retalhos! Resumindo, ficou assim:


Les cestinhos
Tá mais meiguinho do que eu pretendia, mas ok. Fiz o acabamento com fita adesiva, o que me permite tranquilamente tirar o tecido sem prejuízo do móvel e dar-lhe outra cara. Posso ir alternando os retalhos. Olha que tudo! Sobraram mais uns pedacinhos e eu “fiz arte”, como diz o José, com esses cestinhos que eu já tinha comprado pra lhe por produtos de higiene e afins. Olhando assim, tá campestre, tá brejeiro, tá Fazenda da Malu. Financeiramente falando, com 15 eurecas (aproximadamente 45 dilminhas) ganhamos uma cortina, decorei a cômoda e os cestinhos e ainda sobrou ~~ticido~~ pra mais qualquer coisa. Tô pensando, tô pensando....

Le alcofa
Na última das últimas, minha sogra arranjou-nos uma alcofa para os primeiros meses. Pra quê mais amor do que não precisar montar berço agora e ter o bebê do ladinho sem medo de sufocá-lo? Esquema de empréstimos melhor esquema. 

Eu ia falar de mais economias que fizemos em relação ao enxoval, mas vou deixar pro post seguinte. A pessoa some uma vida e depois quer tagarelar mares e oceanos. É puxado.

Falem-me de vocês, das vossas vidas.

10 comentários:

  1. Ah, que saudade!!! Adoooro teus posts. E adoro ver que vc está tranqüilinha. :)
    Adorei as artes! Ficou tudo lindo!
    Boa hora, caso a gente não se fale mais: sem pressao. :D
    Beijo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Nana! <3 <3 <3
      Vamos ver se a moçoila é influenciada pela tal lua ou não.
      :***

      Eliminar
  2. ai, que delícia!!! 38 semanas, já? Oh God.. eu tava aqui, cá com minhas elocubrações de mãe e comecei a contar as luas cheias...rsrs a 10° lua cheia será dois dias depois da minha Dpp, 17/11. Será que isso é lenda ou existe mesmo? rsrsrs Estou me divertindo com o bolão do nascimento do parasita. E que bom q vc está calma, isso é ótimo! melhor coisa do mundo ficar calma! Nessa hora, todo stress atrapalha o TP! Tb vu deixar pra arrumar minha mala entre uma contração e outra.... Ah, uso tudo todos os dias, não rola deixar nada pronto! rsrsrs Por enquanto ele ainda não tem quarto montado, mas tem roupinhas e fraldas!
    bjoksssss
    Carol
    www.meuparasita.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menina, dizendo a enfermeira lá da maternidade que o bicho pega sempre que tem mudança de lua. Bebês nascem que nem pipoca! Ela falou que influencia no rompimento da bolsa. Então, mais mulheres aparecem por lá nessa situação do que com os outros sintomas do TP. Loucuras da gravidade! hahahaha
      Calma e tranquilidade são as melhores amigas da ocitocina. To focando nisso!
      Montar o quarto mais pro final da gravidez cansa muito, ok, mas é o que há pra gente não ficar bestando de ansiedade. Qualquer coisa, roupas e fraldas resolvem bem o problema até que tudo esteja montado. hahahahahaha

      Beijooo, Carol!

      Eliminar
  3. Ah, que delícia de post!
    (e muito obrigado pelo carinho, sua linda!!)

    Amei a cômoda e os cestinhos! Gente, preciso de você aqui quando chegar a minha próxima vez, pra me dar uma consultoria básica, haha.
    E que sogra-amor essa, own!!

    Quanto à hora de Malu, quero ser assim também quando crescer.
    Já está dando tudo certo, amiga! vai ser lindo, na lua que for, rs!

    Beijo beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. To aqui disponível para consultorias futuras. E olha que nunca fui de trabalhos manuais! Hahahaha
      Malu não cede a pressões sociais e nem de lua. Já mandou avisar que vem quando quiser. Hahaha
      Obrigada pelas energias, amiga <3

      Eliminar
    2. YES!! Malu é das minhas! hahahaha
      "vamo ver quem é qui manda na parada" - é o que ela deve tá pensando, diante de tantos pitacos alheios sobre a sua chegada no mundão, haha

      e vou me lembrar dessa consultoria no futuro, procure saber, kkk

      Beijo!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Eita, quantas novidades! hehehe! Eu já tava esperando notícias de que a Maluzinha nasceu, mas ela ainda tá guardadinha, curtindo a barriga da mamy! rsrs! Logo logo ela vai estar por aí, nos teus braços!
    Beijo grandeeeee!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahahahahahahaahhaha eu ainda pensei antes de postar: "eita que o povo deve tá achando que a Malu já nasceu com esse sumiço todo".
      aos poucos ela vai dando os sinais que não demora mais muito. só resta mesmo aguardar! assim que ela aparecer, venho aqui contar. :D

      Beijooo

      Eliminar