terça-feira, 23 de julho de 2013

Um filho e um cachorro: como lidar?



A gente tem se preparado intensamente lindamente loucamente pra receber a Malu. Os cursos, as coisas, a vida. Acontece que andamos nos esquecendo de uma parte importante do processo: e a preparação da Meg? Já citei-a aqui, mas vamos rememorar. Meg é nossa cadela, nossa cadela hiperativa de 8 meses. Uma criança no mundo dos cachorros. Adotamos e poucos dias depois descobri que estava grávida. Assim, cadela e barriga têm crescido juntas em uma convivência afável, mesmo envolvendo uns pisões. Nunca achamos que criança e bebê na mesma casa seria um problema, como de fato não é, mas exige uma preparação.

A Meg demanda muito da nossa atenção porque ela é muito ativa, muito curiosa, come qualquer coisa que estiver pela frente, destrói qualquer coisa que estiver pela frente. Foi acostumada a viver dentro de casa também. Então, está sempre por aqui ganhando festinhas, indo atrás se vamos ao banheiro. É natural que ela vá sentir quando não estivermos, em breve, sempre com a mão disponível pra lhe coçar a cabeça. A minha preocupação é que ela reaja mal à chegada da Malu e que não saibamos lidar com isso. A meu ver, ela já sabe que tem alguma coisa por acontecer porque voltou a fazer xixi fora do lugar que já estava habituada e a compulsão por destruir o que estiver ao alcance...aí, essa não tem limites.

Daí que comecei a investigar, estudar e tentar ver o que podemos ir fazendo para habituá-la. Grande parte das dicas dizem que devemos, aos poucos, diminuir a atenção dada ao cão. Meu coração é muito fraco pra essas coisas, gente. Tadinha da bicha. Acho que eu sou até mais carente que ela.

Enfim, o texto mais sensato que encontrei foi esse: http://www.caocidadao.com.br/artigo/o-bebe-vem-ai-saiba-como-preparar-o-cao/ . E o José, também nas pesquisas, achou a listinha abaixo em meio a compartilhamentos do Facebook:



Mas eu dou super valor a ~~casos de sucesso~~, histórias de gente como a gente que já passou pelo mesmo. Alguém tem pra me contar? Houve preparação do cachorro pra chegada do bebê? Como ele reagiu? Foi tranquilo? Estou aqui de coração e ouvidos abertos. A Meg também.




6 comentários:

  1. Vamo lá: Eu tinha um fila brasileiro e uma poodle quando a Sabrina nasceu. O fila tinha dez meses e a poodle uns 4 anos. Quando comecei a arrumar o quartinho dela, levei os cachorros lá pra dar uma cheirada básica, e quando lavei as roupinhas também deixei que os dois cheirassem, principalmente o fila, rsrsrs. Como a gente morava em casa, eles ficavam do lado de fora, no terraço, no quintal. Quando a Sabrina nasceu, no dia que cheguei da maternidade levei ela pros dois verem, os dois cheiraram e saíram de perto. Nunca tivemos problema de eles rosnarem ou terem nenhuma atitude agressiva com ela, eu deitava numa rede no terraço com ela no colo e os dois deitavam embaixo...Eles conhecem os irmãos, rsrsrs. fica tranquila que dá tudo certo. Só não deixa as coisinhas do Malu ao alcance da Meg pq na idade dela é mordida e destruição na certa. Ah, e quando a Sabrina ficou maiorzinha, com 2 anos, mais ou menos, deitava no chão e dormia fazendo cafuné na Naomi, a poodle, e o Buda, o fila, ficava deitado do lado, só curtindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te disse no Facebook, minha preocupação maior é a Meg ficar se sentindo preterida com a situação. Mas é aquela coisa, nada que a inclusão não resolva. Pelo visto, o caminho é mesmo esse!

      Beijooo

      Eliminar
  2. Dizem que dar banho ao cão na água do banho do bebé também ajuda a que o cão se habitue ao cheiro da criança e perceba que faz parte da casa/família. Sei que a mãe do Helder fez isso ao cão deles quando ele rosnava à priminha pequena dele. Ajudou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro de tu ter me dito isso na última vez que a gente se encontrou. Não custa tentar e acho que funciona porque o cheiro para eles é fundamental. :)
      Obrigada, Inês!
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Aqui em casa vamos ter o mesmo problema. A Minnie, nossa charmosa cocker spaniel de um ano e meio é o centro das atenções! Vou fazer de tudo para prepará-la da melhor forma para a chegada do bebê (quando ele vier!).
    Me falaram uma vez que trazer um paninho da maternidade com o cheirinho do bebê, antes mesmo da mamãe voltar para a casa, ajuda o cãozinho a já se acostumar com o novo membro da familia.
    Beijos!

    ResponderEliminar