segunda-feira, 15 de julho de 2013

"E a tigresa possa mais do que o leão"


Depois da leseira do primeiro trimestre, no primeiro dia que eu me lembro de ter acordado realmente disposta, levantei, fui pro computador, abri o youtube e cheguei a essa música. Foi inconsciente. Há séculos não ouvia e, por acaso, desconhecia a verão acústica do Ney com o Caetano. Naquele momento escolhi nosso “hino”(fiz cosplay de Nana, que até hoje mata de curiosidade toda a blogosfera materna! Hahahaha). Ainda nem sabia se era Malu ou Tomé, mas “Tigresa” era já a nossa música. Sei lá porque, minha gente. Foi instintivo. Ouvi-a non stopping dias a fio. Até hoje é o nosso momento e ela costuma mexer mais lentinho quando eu coloco porque normalmente é só zoeira nessa barriga.




O fato é que quando Malu foi exclamada, a coisa fez sentido. Tigresa eu, tigresa ela. Tigresa minha mãe, minha avó, minha bisa. Já mencionei o ciclo de pioneirismo familiar feminino que temos. Continuo achando fantástico. Engraçado é que eu sempre dizia que ia ter quatro filhas (ALACKA DO DINHEIRO!). Não to querendo abrir precedentes pra um debate feminista aqui e nem levantar mil bandeiras olê olá, mas quando é DE VERDADE, NATURALMENTE e INDISCUTIVELMENTE que a tigresa pode mais do que o leão? Quando ela pare. Ela, a leoa, a gente. É o tipo de poder pessoal e intransferível. Parir é instinto. Tipo de coisa que eu mais tenho ouvido nas aulas de preparação. Tanto é que, segundo as enfermeiras, as mulheres procuram sempre as posições mais confortáveis, sem que ninguém lhes diga nada, sem que sequer já tenham ficado nessa posição. 

To aqui fazendo um verdadeiro vomitório, como dizia meu bisavô, mas imaginem o tanto de coisa que passa na cabeça de alguém às portas das 33 semanas. O tempo foi passando e eu nem me dei conta. As pessoas já começaram a mudar as perguntas, inclusive. Agora, a campeã de audiência é “E aí, como você tá? Tá com medo?”. Nunca tinha parado para pensar nesse medo. Medo de quem vai dar um passo largo. Aquele leve pânico na boca do estômago. De vez em quando, rola uma euforiazinha do tipo “Jesuscristino, vou ser mãe! QQEUFAÇO?”, mas passa logo. Não sei o que me faz tão certa que as coisas vão dar certo. Também achei que a barriga ia crescer e que eu me daria conta obviamente porque é um peso absurdo e bibibi bobobó. Tenho uma senhora  pança aqui e ainda acho que ela parece muito com quando eu tinha uns 5 meses de gravidez. Quer dizer, vocês tão entendendo? Ou a minha ficha não caiu ou eu estou totalmente take it easy, my brother Charles. Meus medos continuam sendo mais bestas. Tipo aquilo de cair no banheiro. Ou de galinha. Ou do Chucky.

Foto by marido que tem se encarregado de fazer o ensaio grávido :P
Que venha o que tiver de vir. Não estou minimamente preparada. 


Mas ela ao mesmo tempo diz
Que tudo vai mudar,
Porque ela vai ser o que quis
Inventando um lugar
Onde a gente e a natureza feliz,
Vivam sempre em comunhão
E a tigresa possa mais do que o leão 

6 comentários:

  1. Você está maravilhhosa! E vai sim dar tudo certo! Já é uma excelente tigresa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nhom <3
      Tudo bem que a do Caetano era a Sônia Braga, mas vou me dar ao luxo de adotar a nomeação também hahahaha
      Beijos, sua linda!

      Eliminar
  2. Ar-ra-sou na foto, minina! Lindíssima!

    E claro que vai dar tudo certo! :D
    As tigresas sempre sabem o que fazer, mesmo quando parece que não, rs! E essa é a graça da coisa ;)

    Super beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amém, Mari!
      Acredito muito nisso e tem funcionado até agora. :D

      Marido arrasando nos clicks. E olha que eu fui beeeem resistente a fazer ensaio de barriga, mas ele soube me driblar e deu nisso. hahahaha

      Beijoo em ti e na Bolota!

      Eliminar
  3. Que foto mais linda!
    A música é mara, apareceu a uns anos no meu ipod (acho que tava entre umas músicas que eu copiei de um amigo) e escuto direto. Só nao precisa cantar pra tua tigresinha a parte que com uns ela foi feliz e com outros foi mulher. Mulher nao precisa ser sinônimo de sofrimento!
    De resto acho a música empoderada e divertida, a personagem é um tapa na cara da sociedade machista.
    Bjs,
    Elisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa parte a gente pula, Elisa, apesar de ser um dos meus versos favoritos pela sonoridade. hahahahahahaha
      Pula por enquanto porque aí ela vai crescer e ver que a sociedade é machista mesmo, mas sempre é possível dar aquela sambada na cara de todos.
      O que me mata mesmo é a interpretação desses dois. Aff! Muito amor <3

      E obrigada pelo elogio :***

      Eliminar