quinta-feira, 4 de julho de 2013

31 semanas e a ~~cadimia~~ do PN


Vocês curtem quando eu sou assim reacionária e boca suja, né? Porque o post passado causou nas redes sociais. Aliás, um beijo no coração de quem anda lendo. Já recebi muitas mensagens de amor e de mães que se identificam com as situações que a gente já contou. Sei que muitas não comentam, mas tão sempre por aqui. Explosão de afeto e magia pra vocês! <3

Então, chegamos às 31 semanas. E isso significa que entramos no oitavo mês. PRE-PA-RA!

Se acalmem que eu tava entupida de protetor solar até a alma, tá?


Dias de Amélia
A essa altura, já tenho todas as roupinhas de 0 e 1 mês lavadas, passadas e dobradas muito porcamente porque, minha filha, sua mãe é uma negação nessa coisa de engomar. Sorry. Toalhas de banho, cueiros, roupas de cama e minhas camisas da maternidade também já estão ali só no ponto. O serviço adiantado porque a minha carga de preguiça natural deu uma trégua há alguns dias. Num belo sábado de sol, eu acordei estranhamente disposta. Mas sabe assim aquela coragem? Se me dessem um tapete, eu lavava. Andei faxinando a casa, dobrando roupa, separando roupa, lavando a roupa, fazendo comida. Parecia aquele robô doméstico dos Jetsons. Peso da barriga, dor nas costas, dor nas costelas? Neim! Era só Naruninha trabalhando e limpando como se não houvesse amanhã. Dias depois, a pilha gastou um pouco, mas ainda ando consideravelmente mais ativa que em outros meses.

Enquanto isso, no planeta baixo ventre, estive sentindo umas dores nas entrecoxas como se andasse puxando uns pesos na academia. Isso e umas fisgadinhas láááááá embaixo dependendo do movimento que embutidinha fizesse aqui dentro. Nada pra morrer, mas como teve consulta, achei por bem falar pra saber do que se tratava. E adivinhem? Simmmm! São os ossos pélvicos dando aquela afastadinha marota pra cabeça da Malu encaixar! Vamolá, filha! Pode chutar a costela da mamãe à vontade, mas fique com a cabecinha no lugar certo.

E já que estamos falando em pélvis e afins, lembram que eu ia falar de exercícios de preparação para o parto normal? Vamos a eles.

Existe um tipo de cadimia que as rainhas da redondice, aka grávidas, podem frequentar sem medo. Essa é a Cadimia do Kegel. WTF, Naruna? Calma. Vou explicar. Por baixo da bacia, temos músculos relegados a um status de discrição, mas absolutamente importantes, especialmente na gravidez e depois dela. São os músculos do assoalho pélvico. Nas mulheres, vai da zona púbica até o cóccix, passando por ânus e vagina. Exercitar esses músculos é fundamental para evitar aquela ~~maravilha~~ de corte chamado episiotomia, evitar incontinência urinária e melhorar os orgasmos (HMMMMMMMMMMM Agora vão prestar atenção, né?). E foi o sr. Kegel não sei das quantas que popularizou a importância da prática. Lembrando que os exercícios valem para grávidas em qualquer idade gestacional, tentantes, desejantes, indesejantes, mães já com filhos, o baile todo. Os benefícios são sempre válidos.

Já vi várias técnicas, mas vou passar aqui a que tenho feito e que aprendi no curso da maternidade:

1 – Contraia os músculos rapidamente 15 vezes, como se estivesse tentando não soltar um pum e segurar o xixi ao mesmo tempo. Relaxe. Repita 3 vezes.

2 – Agora, contraia os músculos o máximo que você puder e segure durante 10 segundos. IMPORTANTE: Não prenda a respiração. Continue respirando normalmente. 3 vezes também.

3 – Vá contraindo os músculos muito devagar. Imagine que cada pouquinho contraído é um andar no elevador. Tente chegar ao 12º andar e depois vá descontraindo tão vagarosamente quanto. Esse, eu só consigo até o 7º andar #chatinhadíssima

Como já falei antes, é importante não prender a respiração. Também não se deve contrair a barriga, ela tem que ficar relaxada. Se ouvirem por aí que um jeito bacana de exercitar é tentar interromper o fluxo de xixi quando for ao banheiro, NÃO façam isso. O risco de infecção urinária é grande.

O ideal é repetir essa série ao menos duas vezes por dia. To aqui no processo. Nem sempre eu lembro (shame on me), mas tá o José toda vida ligando do trabalho: “Já fez Kegel hoje?” “Quantos andares já consegues fazer?” “Ihhhh, tá muito fraca!” “Vamo! Faz aí o Kegel que eu quero ver”.

Pernas pra que te Kegel, então.
Ass: meu humor gravídico incrível merecedor de stand up comedy

9 comentários:

  1. HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA. Naruna, me enquadro na catiguria das indesejantes, mas apenas amo essas tuas postagens e entendi bem melhor o quanto é bacana fazer esses exercícios de assoalho pélvico pra quem quer um parto normal. Bjocas e arrasa aí com a Malu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Indesejantes também podem (e devem) fazer pelos outros dois motivos. Imagina que loucura um assoalho pélvico bem exercitado! hahahahahahahaha

      Beijo, gatan! E obrigada!

      Eliminar
  2. Ah, to amando seus textos, amando DEMAIS! Rio muito e torço demais também. Parabéns! E a informação dos exercícios foi excelente.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Helena!
      Seja benvinda aqui à casinha. :)))

      Beijos!

      Eliminar
  3. hahahaahha
    que delícia de post!

    Dizem mesmo que chegando na reta final a animação pra fazer as coisas aumenta. Minha prima inventava de mudar os móveis do quarto de lugar todo dia, haha.

    Quanto aos exercícios, MEGA obrigado! Utilidade pública, rs!
    vou começar a fazer! e nossa, sem sentir a gente prende a respiração mesmo, hsuahsuahsuas que coisa!

    Beijo beijo!! e força aí nos exercícios e na animação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se essa coragem continuasse a vida toda, eu seria uma pessoa melhor. Hahahaha Acho que é nossa forma de dar vazão à ansiedade.

      Vamo lá no Kegel!
      Tu já vai começando com uma super vantagem de meses. Quisera eu ter descoberto antes!

      Beijo, querida!

      Eliminar
  4. hahahahahahaha! A tentante aqui já faz o tempo todo durante o pilates. mas não sabia esses negócios dos tempos, dos andares... hahah Ah! E preciso fazer marido de personal trainer tb. hahaha
    Quer dizer que o nesting ja começo aí? Delícia.
    Ei! Não tem como vcs colocaram a assinatura lá no inicio do post nao? Como nao é só uma que escreve, eu sempre desço atéééé o final, pra ver se é tu mesmo, que é com quem eu tenho intimidade (abafa. kkk).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Vou rever essa questão da assinatura, Nana. Realmente é muito menos descomplicado se já vier lá em cima.

      Marido de personal trainer, melhor personal trainer porque, se os exercícios estiverem corretos, ele VAI saber. Definitivamente. If you know what I mean...hahahaha
      Desse jeito, quando o biscoitinho chegar, o assoalho pélvico vai tá mega preparado!

      Beijoo!

      Eliminar
    2. Já até mudei! Agora pronto. Devidamente identificada logo abaixo do título. :D

      Eliminar